A multimédia
pode ser dividida em dois tipos, linear e não-linear, de acordo com a sua
interactividade.
Os tipos de média lineares são
aqueles que não interagem com o utilizador. Ou seja, o utilizador recebe a
mensagem transmitida por estes sem ter qualquer influência na mesma. Por
exemplo, um telespectador não consegue alterar a ordem de transmissão dos
programas, a não ser que esteja a ver uma televisão digital, mas neste caso,
trata-se de não-linearidade, da qual vamos falar a seguir.
Os média lineares têm as suas vantagens: a linearidade é muito mais objectiva, dando ao utilizador apenas o que ele precisa. Desta forma o utilizador recebe a informação desejada de uma forma mais rápida, não perdendo tempo com periféricos. Mas também tem as suas desvantagens: a linearidade acaba por se tornar monótona para o utilizador, estando este limitado a assistir.
Os média lineares têm as suas vantagens: a linearidade é muito mais objectiva, dando ao utilizador apenas o que ele precisa. Desta forma o utilizador recebe a informação desejada de uma forma mais rápida, não perdendo tempo com periféricos. Mas também tem as suas desvantagens: a linearidade acaba por se tornar monótona para o utilizador, estando este limitado a assistir.
Quanto aos tipos de média não lineares, estes são o contrário dos lineares, na medida em que
permitem ao utilizador interagir com o conteúdo em questão.
Exemplos disso são as televisões digitais, em que o
espectador pode interagir com a máquina, os computadores, etc.
Estes,
tal como os lineares têm as suas vantagens:
permitem ao utilizador personalizar conteúdos e dispô-los de maneira a
facilitar a sua utilização por pessoas concretas. Uma das desvantagens dos média não lineares pode ser o facto da utilização
deste tipo de média ter a possibilidade de se tornar confuso para o utilizador.
Baseados em páginas
-
São desenvolvidos segundo uma estrutura do
tipo espacial.
-
Em alguns produtos multimédia, os utilizadores podem
consultar as páginas utilizando hiperligações.
Os tipos de media baseados em páginas são constituídos por elementos de
informação independentes do tempo. Estes elementos podem ser apresentados em
qualquer sequência ou em instantes de tempo sem perderem o seu significado.
Exemplos: Livros, revistas e jornais. Algumas ferramentas de trabalho são:
Texto – “Microsoft Word” e “Microsoft Publisher”;
Gráficos vectoriais – “Macromedia Freehand” e “Adobe Illustrator”;
Imagens bitmap – “Adobe Photoshop” e “Sherif Photo Plus”.
Gráficos vectoriais – “Macromedia Freehand” e “Adobe Illustrator”;
Imagens bitmap – “Adobe Photoshop” e “Sherif Photo Plus”.
Baseados no tempo
-
São desenvolvidos segundo uma
estrutura organizacional assente no tempo.
- Os conteúdos podem ser sincronizados.
Os tipos de média baseados no tempo incluem os tipos de informação
multimédia cuja apresentação exige uma reprodução contínua ao longo do tempo.
Se a sequência dos elementos se alterar o conteúdo dinâmico for modificada,
o significado do conteúdo pertencente a um dos tipos de média dinâmicos também
se altera. Exemplos: Banda desenhada, Programas de TV, cinema e clips de vídeo.
Algumas ferramentas de trabalho:
Áudio digital – “Sonic Foundry SoundForge” e “Goldwave
Digital Audio Editor”;
Animação – “Effect 3D Studio” e "Macromedia Flash";
Vídeo – “Adobe Première” e “Microsoft Windows Movie Maker”.
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